Fachada da Casa da Bóia na década da 10 do Séc XX. à Frente, o fundador da empresa, Rizkallah Jorge. No andar superior, sua esposa Zakie Naccache.
Fachada da Casa da Bóia na década da 10 do Séc XX. à Frente, o fundador da empresa, Rizkallah Jorge. No andar superior, sua esposa Zakie Naccache.

1895 –  Chega ao Brasil o imigrante Sírio Rizkallah Jorge Tahan. Vindo da cidade de Alepo, onde deixou a esposa, para tentar a sorte na “América”.

Diferentemente de outros imigrantes árabes que chegaram ao país no final do Séc XIX, a habilidade de Rizkallah Jorge não era a de mascatear, de vender de porta em porta, mas sim a de trabalhar o cobre, arte que aprendeu com seu pai na Siria.

Desta forma empregou-se como faxineiro em uma loja que vendia artigos de metais e, aos poucos demonstrando a sua habilidade, passou a artesão da loja e em em 1898 comprou a loja de seu patrão.

1898 – Rizkallah Jorge funda a a “Rizkallah Jorge e Companhia”, a primeira metalúrgica em São Paulo a fabricar peças de decoração em cobre, já que as técnicas de manuseio deste metal foram trazidas por ele da Siria.

A empresa crescia com a fabricação e comercialização de peças de metal, cobre, latão e bronze principalmente, mas um acontecimento do início do Séc. XX passaria a determinar uma mudança na linha de produtos.

São Paulo enfrentava um surto de febre amarela e uma das condições fundamentais para a erradicação desta e de outras doenças tropicais era a melhoria da qualidade do saneamento das residências.

Rizkallah Jorge começou a investir na fabricação de metais sanitários, como torneiras, canos, conexões e, claro, bóias para caixas d’água.

A produção crescia e com ela a fama da empresa. As pessoas, que começavam a melhorar as suas instalações sanitárias passaram a se referir à empresa como a “Casa das bóias”.

1909 – Foi no ano de 1909 que na Rua Floêncio de Abreu, 123, Rizkallah Jorge concluiu a construção do imponente sobrado que é, até hoje, a sede da empresa.

Concebido para ser a residência da família no primeiro andar e a loja e fundição no térreo o sobrado foi construído por mestres italianos no estilo Art Noveau.

Este mesmo imóvel nunca deixou de ser a sede da Casa da Bóia. Sua fachada, que é tombada pelo patrimônio histórico foi restaurada em 1997/1998 para as comemorações do centenário de fundação da empresa.

Nesta restauração, feita por uma empresa especializada, várias descobertas interessantes foram feitas e permitiram recuperar as características originais do imóvel, como a pintura amarela de sua fachada, os gradis de ferro da sacada e  as portas de pinho de riga.

Fachada restaurada e preservada da Casa da Bóia em 2014.
Fachada restaurada e preservada da Casa da Bóia em 2014.

As pesquisas para a restauração mostraram que as paredes originais do imóvel eram ricamente ornamentadas com pinturas abstratas cuja descoberta permitiu a restauração de duas salas tal qual eram quando construídas.

Museu Rizkallah Jorge – Nestas salas foi instalado o “Museu Rizkallah Jorge” também informalmente conhecido como Museu da Casa da Bóia.

Este espaço ganhou uma área de exposição de antigas peças produzidas pela empresa, moldes, ferramentas do início do Séc. XX, documentos contábeis e documentos e objetos pessoais do fundador da empresa compuseram a primeira parte do acervo.

Em 2003, quando a empresa completou 105 anos, mais uma sala do imóvel foi recuperada e o museu ampliado. Desta vez com fotografias do início do Séc e mais documentos que foram sendo resgatados.

 

Fachada restaurada e preservada da Casa da Bóia em 2014.

O Museu da Casa da Bóia é um resgate da memória do comércio e início da era industrial em São Paulo e mantém viva a história de um dos pioneiros empreendedores da capital.

Atualmente, próxima de completar 120 anos de atividades (em 2018) a Casa da Bóia é uma das mais tradicionais distribuidoras de materiais não ferrosos para a indústria paulista e nacional.

Além de uma linha completa de chapas, fios, perfis, barras, conexões de cobre, latão bronze e alumínio, a Casa da Bóia oferece em sua loja física e virtual, uma linha completa de produtos para elétrica e hidráulica residencial, além de exclusivas peças de decoração em cobre.